Dicas para escolher seu plano de Saúde
3
maio

Dicas para escolher seu plano de Saúde

dicas-de-como-escolher-seu-plano-de-saude
A saúde é um dos maiores patrimônios da vida, sem ela não podemos fazer as tarefas diárias e buscar nossos sonhos.

Infelizmente o sistema público de saúde brasileiro não fornece um bom serviço e não atende as necessidades da população.

Diante disso, surgiram uma grande variedade de planos de saúde conveniado a estabelecimentos de saúde particulares que prometem bom atendimento aos beneficiários, mas na verdade nem todos possuem um bom custo-benefício pelos serviços oferecidos.

Por este motivo, hoje a Melro Seguros vai te dar dicas de como escolher seu plano de Saúde de acordo com o seu perfil.

Qual tipo de plano escolher? Individual/Familiar ou Coletivo?

Normalmente, quem é contratado por uma empresa automaticamente já adere a um plano de saúde pré-definido por ela. Já os demais podem optar por planos individual ou familiar (para pessoa física) ou planos coletivos (para pessoa jurídica, sindicato ou associação).

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), agência reguladora de planos de saúde no Brasil, pessoas físicas podem “contratar o seu plano de saúde diretamente com a operadora que vende planos, ou por intermédio de um corretor autorizado por ela.”

Os custos dos planos coletivos costumam ser menores do que os dos planos individuais/familiares, no entanto eles são mais sujeitos a sofrer reajuste pois são controlados pelo governo federal. Já os reajustes dos planos individuais/familiares são decididos pela iniciativa privada com teto máximo estipulado pela ANS. A frequência dos reajustes é um fator importante a ser analisado na escolha do plano.

Leve em consideração o seu histórico de saúde

Considere as suas verdadeiras necessidades de saúde para não precisar pagar por serviços e consultas que provavelmente não irá utilizar. Leve em conta sua idade e histórico de saúde, incluindo de familiares. Mesmo porque na hora de contratar o plano, o beneficiário terá que declarar essas informações e as doenças ocultas, ou seja, aquelas que podem vir a se manifestar por conta de algum hábito nocivo como o alcoolismo e o tabaco. Omitir essas informações pode implicar no cancelamento da cobertura ou até do contrato como um todo.

Modalidades

Com relação ao tipo de atendimento e internações, existem quatro modalidades de planos de saúde:
– Ambulatorial (para consultas, inclusive pré-natal, exames e cirurgias sem internação);
– Hospitalar (internação);
– Odontológico;
– Ambulatorial + hospitalar, com ou sem serviços de odontologia e obstetrícia (pré-natal, parto e pós-parto) ou plano de referência.

É importante se ater às cláusulas do plano, mas procure também simular eventuais serviços emergenciais não cobertos pelo plano, como uma internação na UTI em leito especial, por exemplo.

Abrangência

Quanto aos locais de atendimento, veja se o plano de saúde contempla instituições próximas à sua casa e o local de trabalho. Existem aqueles que abrangem apenas a sua cidade de residência, o estado inteiro, um grupo de cidades/estados, o Brasil todo ou até países do exterior. Vale também verificar quais consultórios, hospitais e laboratórios credenciados para ver se eles possuem relevância no mercado.

Outra informação importante para verificar é se caso necessite consultar um médico de sua confiança que não está vinculado a nenhuma clínica do convênio, se será permitido reembolso pela consulta paga.

E finalmente. Não deixe de verificar se o plano de saúde possui registro na ANS.
Esclareceu suas dúvidas? Fale com a Melro Seguros utilizando o formulário de cotação ao lado ou clicando aqui e retornaremos o contato.



Cotação Online









(71) 3273-7736
contato@melroseguros.com.br

Av. Prof. Magalhães Neto, 1856. Edf. TK Tower, Sala 1103, Pituba
CEP: 41.810-012 | Salvador - Bahia